Como escolher a profissão

18 agosto 2015



Quando começamos o ensino médio, a pressão da família, amigos e até de nós mesmo começa: e aí, qual curso vou fazer na faculdade?
A realidade é que essa é uma decisão super importante e que de maneira nenhuma deve ser tomada sob pressão. Pensar com calma na profissão que vai servir para a vida toda (ou boa parte dela) é uma responsabilidade muita grande e que vai ditar o nosso futuro.
Saber o que gostamos de fazer, o que fazemos por prazer e o que nos agrada é um ótimo começo.
Por exemplo, se você gosta de lidar com pessoas, conversar e ouvir, de repente pode se dar bem em Psicologia, Serviço Social. Se você tem ótimas ideias, um bom papo, e um bom poder de convencer alguém, talvez a área de Publicidade e Propaganda, Marketing, ou até mesmo o Direito sejam uma boa ideia. De repente procurar cursos curtos em áreas parecidas com o curso que você pretende fazer pode ser ótimo.

O fato é que antes de tomar essa importante decisão, a melhor coisa é fazer um teste de vocação e pesquisar muito sobre os cursos que te chamam atenção, nunca se esquecendo que a profissão que você escolher provavelmente fará parte do resto da sua vida. Outra coisa que pode auxiliar também na escolha, é pesquisar sobre o mercado de trabalho, áreas de atuação e faixa salarial.
Mas não esqueça! Dinheiro não traz felicidade plena, então escolher uma profissão pela remuneração não é uma boa ideia. Lembre que provavelmente a sua profissão deve afetar outras pessoas, e ser um profissional por interesse não vai ser legal, e pode até se tornar um peso no futuro.
Também não tenha medo de errar. Se começou a fazer algum curso e não gostou, não é aquilo que você quer ou você não se enxera trabalhando  em tal profissão, não exite em trocar de curso, eu mesma já passei e por isso e hoje estou muito mais feliz com a minha decisão.
Ah, e não esqueça também de pesquisar sobre a instituição que você pretende cursar, o nome dela é o que vai estar sempre no seu curriculum e no seu diploma.

Espero ter ajudado nessa escolha difícil.

Beijos!

0 comentários:

Postar um comentário







Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Design e código feitos por Julie Duarte. A cópia total ou parcial são proibidas, assim como retirar os créditos.
Gostou desse layout? Então visite o blog Julie de batom e escolha o seu!