NutriFit: Chá verde

23 fevereiro 2014

Oi pessoal, tudo bem?
Inaugurando a nova categoria do blog: NutriFit, onde vou falar um pouco de saúde, alimentação (faço faculdade de nutrição), e trocaremos dicas. Lembrando que ninguém possui uma verdade absoluta, então darei dicas e não estou aprovando uma lei ou obrigando alguém a seguir o que eu disser.

Vou começar falando sobre o famoso chá verde.
Chá verde é um chá feito de folhas de Camellia sinensis. Existem muitos chás verde fake por aí, mas o verdadeiro, o legítimo mesmo, é o chá verde. O chá possui propriedades ótimas para nossa saúde e funcionamento dos órgãos. LEMBRANDO que tudo que é em excesso faz mal, e isso não é diferente para chás.


Algumas pessoas tomam em cápsulas, porém sua eficácia não é comprovada e como são capsulas não vemos o que tem dentro, e podem ter substâncias em excesso). Eu prefiro tomar natural, o chá das folhas. Ah, e lembrando que o chá de saquinho é menos eficaz que o chá das folhas e brotos, uma vez que sofre processos industriais, e perde alguns nutrientes. 

Benefícios:
O chá verde é considerado termogênico*. Por conter catequinas e cafeína em sua composição, o chá verde auxilia na perda queima de gordura, ou seja, na perda de peso. Além disso, ajuda a baixar os níveis de colesterol e acelera o metabolismo. 
Ele tem um efeito ativo sobre órgão vitais, como o coração e o fígado (mas também estimula todos os outros órgãos). 
Por conter cafeína, é estimulante e melhora a parte cognitiva e cardíaca. 
Possui também flavonóides que ajuda a parte vascular e vitaminas do complexo B, C e vitamina K.
Alguns estudos na Europa ainda dizem que o chá verde pode proteger o cérebro de doenças como o Mal de Alzheimer e prevenir o câncer. 

ATENÇÃO: 
Consumir o chá em excesso confere alguns riscos pra saúde. Pode causar toxicidade hepática, gastrite, úlcera, anemia, entre outros problemas. 
Algumas pessoas ainda podem ter alteração no sono, devido à cafeína. 
Segundo alguns estudos, o chá em cápsulas tem uma grande concentração de propriedades. Uma única unidade equivale à 10 xícaras de chá (quatro xícaras já seria considerado excesso).

A ANVISA não reconhece a eficácia das cápsulas e também proíbe a venda de chás como medicamente para emagrecimento. 


Chá verde, como muitos outros chás (e tudo na vida), tem seus prós e contras. Basta beber com consciência e limite.

Beijinhos e até a próxima.

0 comentários:

Postar um comentário







Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Design e código feitos por Julie Duarte. A cópia total ou parcial são proibidas, assim como retirar os créditos.
Gostou desse layout? Então visite o blog Julie de batom e escolha o seu!